Teatrologias

10 dezembro 2007

GARCIA, Clóvis. Pesquisa em Artes Cênicas. IN Anais do 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. São Paulo, set de 1999.

Resumo de Iara Sydenstricker

Inicialmente, o autor recorre à Antropologia para definir os conceitos de Educação e de Cultura. Para ele, o primeiro seria o desenvolvimento da inteligência do homem no âmbito de suas relações sociais e, o segundo, o resultado da aplicação dessa inteligência no meio social. Após conhecer, analisar e sintetizar a realidade, o homem poderá criar e nela intervir. Garcia entende que planejamento é o processo de sistematização dessa intervenção, que ocorre em fases que, ordenadas, constituem um plano ou projeto. Como a realidade é muito ampla, o autor acredita ser preciso definir os objetivos do plano e situá-lo no tempo e no espaço. Tais objetivos devem ser permanentemente revisados.

Todo planejamento deve contar com um plano, um projeto e programas. O plano bem sucedido deve ser viável, global, flexível e contar com a participçaão de todos os que nele estão envolvidos. Para o autor, o bom projeto deve servir para qualquer planejamento e deve, ainda, responder satisfatoriamente às seguintes indagações: O quê, por quê, como, quando, quanto, onde, quem e para quem se vai fazer o projeto? Um bom projeto de pesquisa deve seguir o seguinte esquema:

1 – Proposta (o que e quem)
2 – Objetivos gerais e específicos (quanto e onde)
3 – Justificativa (por quê e para quem)
4 – Metodologia (como)
4.1 – Método (dedutivo hipotético, dedutivo categórico, indutivo, dialético, etc)
4.2 – Procedimentos
4.2.1 Pequisa bibliográfica
4.2.2 Pesquisa de campo (observação, entrevista, questionário)
4.2.2.1 – instrumentos (caderneta de campo, gravador, máquina fotográfica, filmadora)

Mas, o que é pesquisa, afinal? Para Garcia, “é o instrumento do planejamento, a forma organizada para conhecer a realidade. É um meio e não um fim”. A pesquisa é a primeira fase de um plano. Os métodos de pesquisa podem ser assim classificados:

Método dedutivo - Aquele que decorre de uma hipótese (comprovada ou não);
Método indutivo – Aquele que parte de um objetivo, analisa partes do todo por amostragem e infere conclusões sobre esse todo. A experimentação faz parte deste método;
Método dialético – Aquele que nasce das contradições do conhecimento, contituindo-se em três fases (tese, antítese e síntese).

Além do método, a pesquisa requer outros procedimentos, que são a pesquisa bibliográfica; a pesquisa de campo (observação sistemática, questionários, entrevistas, registros); e a experimentação, que não deve ser confundida com a pesquisa participante.

No que se refere à Arte, o autor acredita ser essa uma atividade que traz forte traços da subjetividade do pesquisador/artista. Ele afirma que as Artes Cênicas são, dentre todas, as mais plenas porque existem em função de um coletivo e sintetizam os artísticos de todas as outras formas de Arte. O Teatro, produto do trabalho de uma equipe, seria a Arte que melhor atende às funções estética, didática e lúdica, servindo como instrumento de educação. O valor do Teatro estaria vinculado às suas características únicas: na relação entre realizadores e público e na sua produção coletiva. A própria existência de uma obra teatral estaria condicionada à criação coletiva de pelo menos cinco criadores: autor, diretor, ator(es), cenógrafo e público. Garcia ainda define os tipos de participação do público durante um espetáculo teatral, a saber: ritual, catártico, contemplativo, didático, agressivo, lúdico, ou criador.

A pesquisa em Artes Cênicas deve seguir o método científico, ainda que em casos de pesquisa voltada para a criação seja preciso considerar especificidades nem sempre contempladas por métodos próprios à Ciência. A pesquisa voltada para a criação de uma obra de arte deve contemplar as técnicas e os elementos materiais, já que a criação, ela mesma, não requer pesquisa, mas sim inspiração. O autor ainda afirma que, nas Artes Cênicas, a pesquisa empreendida para a realização de um espetáculo teatral pode se apoiar na História, na Psicologia, nas Ciências Sociais, a depender da temática tratada, com diversas opções de foco, a saber: pesquisa de texto; pesquisa de direção; pesquisa de interpretação; pesquisa de cenografia; pesquisa de indumentária; pesquisa de iluminação; pesquisa de música e de dança(quando couber); e pesquisa do público alvo.